quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Banheiro Transparente

Adoro banheiros. Adoro mais ainda quando transformam esse cômodo em um cantinho interessante. Melhor ainda seria criar um BANHEIRO PÚBLICO INTERESSANTE, não é? Assim todo mundo teria acesso.

Vejam isso: um banheiro espelhado por dentro e por fora. A diferença é que o lado de fora funciona mesmo como um espelho e reflete sua imagem e na parte de dentro, é o contrário, você não consegue ver sua imagem, somente a imagem do lado de fora. Deu pra entender? Complexo, né? Mas o básico é saber que usando esse banheiro - apesar de conseguir ver o movimento do lado de fora, o lado de dentro é preservado. Você vê tudo mas ninguém te vê lá dentro.

A idéia do banheiro transparente não é nova. Para criar esse cubículo, a arquiteta baseou-se num projeto de um presídio bolado pelo filósofo Jeremy Bentham, em 1791. O presídio teria o nome de Panopticon e teria uma torre central construída com esses vidros especiais. Com isso, os presos seriam vistos pelos policiais, mas não conseguiriam vê-los, ficando com a sensação de estarem sendo vigiados constantemente.

Esse WC foi criado em 2003 pela artista arquitetônica Monica Bonvicini, em Londres. Mas como ela fez uma experiência em um terreno aberto, as fotos caíram na net e a Suíça lançou antes.

Uma experiência interessante, não?! Quem toparia um xixizinho nesse banheiro espelhado, hein?! Eu super topo!

Obs: A dica veio da Claudia Leite que tem um blog super bacana sobre sustentabilidade. Vale a pena conferir também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário